sexta-feira, 30 de julho de 2010

Alex Atala

348

 

Criativo e irrequieto, Alex Atala é reconhecido, no Brasil e no exterior, por explorar, a partir das bases clássicas e técnicas atuais, as possibilidades gastronômicas dos ingredientes nacionais.

Chef proprietário do premiado restaurante D.O.M. – acrônimo de Deo Optimo Maximo, que significa “Deus é ótimo e máximo” – Atala é também o mais premiado chef brasileiro. Em seus nove anos de vida, o D.O.M ganhou várias vezes o premio de publicações especializadas, nacionais e internacionais. A prestigiada “Restaurant Magazine”, publicação inglesa que todos os anos promove a lista dos 50 melhos restaurantes do mundo, “World´s 50 Best Restaurants, elege o chef desde 2006. Neste ano, o chef foi alçado a 24º lugar do mundo, subindo 16 posições. Estar entre os eleitos da “ Restaurant Magazine” é atualmente um dos maiores reconhecimentos que um chef de qualquer parte do globo pode ter.

Atala também é um estudioso, por isso constantemente convidado para assinar colunas e artigos de revistas sobre o assunto. Entre julho de 2004 e o primeiro semestre de 2006, o chef foi apresentador do programa “mesa pra Dois”, do canal a cabo GNT. Atualmente Atala é titular de uma coluna mensal da revista “Prazeres da Mesa” , da editora, 4 Capas, de São Paulo e comanda o programa boletim “Tira Gosto Eldorado”, na rádio Eldorado.

O chef divide todas as suas experiências O chef divide todas essas experiências por meio de seus livros. A produção como autor compreende “Alex Atala – Por uma Gastronomia Brasileira” (2003, Editora BEI), “Escoffianas Brasileiras”, escrito com a jornalista Carolina Chagas (2008, Editora Larousse) e “Com Unhas, Dentes e Cuca – Prática Culinária e Papo-Cabeça ao Alcance de Todos” (2008, Editora SENAC São Paulo) com o sociólogo Carlos Alberto Dória.

Sua mais recente contribuição ao universo gastronômico é o restaurante Dalva e Dito, inaugurado em 2009, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário