sexta-feira, 30 de julho de 2010

Claude Troisgos

 Chef-Claude-Troisgros

O nome Troisgros circula no cenário gastronômico há pelo menos três gerações. A família começou sua tradição na França dos anos 30. Pioneiro, Jean-Baptiste, o avô, provocou um tumulto no restrito círculo culinário francês ao sugerir vinho tinto para acompanhar peixe.

Pierre, pai de Claude e irmão de Jean, foram encorajados a seguir essa forma inquieta e ilimitada de cozinhar, definida por Jean-Baptiste como “a capacidade de harmonizar os tesouros da terra”. Os irmãos Troisgros, junto com o grande amigo Paul Bocuse, inspiraram a revolução que até hoje suscita polêmica em todo o mundo: a nouvelle cuisine.

O Restaurante Troisgros, em Roanne , por conta disso, praticamente colocou a cidade no mapa da gastronomia mundial. Anos depois, como reconhecimento, a prefeitura da cidade pintou sua estação de trem nas cores rosa-salmão e verde, em homenagem a um dos pratos criados pelos Troisgros: um salmão tostado por fora, mas absolutamente translúcido por dentro, servido como molho de azedinha. Criações como esta logo garantiram ao Restaurante as cobiçadas três estrelas do Guia Michelin.

Nascido nessa família de alquimistas, não se poderia esperar menos de Claude Troisgros, um dos grandes nomes da gastronomia internacional no momento e principal construtor da ponte entre as cozinhas francesa e brasileira.

Formado pela Escola de Hotelaria Thonon Les Bains, Claude Troisgros chegou ao Brasil pelas mãos de Gaston Lenotre, que há 30 anos atrás desbravava a gastronomia carioca com o Le Pré Catalan, onde o jovem chef trabalhou.

No Rio de Janeiro formou família e apaixonado pela terra, lançou-se numa nova perspectiva culinária, que se tornou uma espécie de marca registrada.Ingredientes e sabores brasileiros, como caju e açaí, se tornaram companheiros fiéis de clássicos como o foie gras, o caviar e o soufflé, consagrando-se para sempre nos menus nacionais.

Nos seus 30 anos de permanência no Brasil, Claude Troisgros abriu vários restaurantes e tornou-se consultor de tantos outros. No exterior fez história também. Sua cozinha já viajou o mundo todo, encantando desde astros da música pop como Mike Jagger e Elton Jonh à autoridades como os presidentes Clinton e Jacques Chirrac. Atualmente é consultor do Restaurante The Blue Door, no Hotel Delano em Miami.

No Olympe, no Rio, reconhecido pela crítica inúmeras vezes como o melhor restaurante francês da cidade, serve pratos fascinantes como o ravioli recheado de mousseline de inhame em molho aveludado de trufa branca, o filé de linguado grelhado com banana e o famoso cheesecake caramelado com calda de goiaba – umas das melhores adaptações do Romeu-e-Julieta para o paladar da alta cozinha.
No 66 Bistrô tem ao seu lado o filho Thomas, quarta geração de cozinheiros da família. Inaugurou recentemente seu terceiro restaurante: CT Brasserie.

Eleito chef do ano pelas revistas Veja, Gula, Prazeres da Mesa e Guia Quatro Rodas, Claude Troisgros serve alma francesa em corpo brasileiro (e vice-versa) em estilo grandioso. Apresenta semanalmente o Programa Menu Confiança, no canal GNT, onde prepara receitas harmonizadas com sugestões de vinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário